segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que as crianças devem beber durante as refeições?

Olá meninas!


Sumi! Culpa das correrias!!!


Mas como não consigo ficar muito tempo longe de vocês... assim que li essa reportagem resolvi comentar aqui no blog:
O que bebemos durante as refeições determina a opção por alimentos saudáveis.


Essa reportagem saiu na revista Veja, mas indica também a revista onde o artigo originalmente foi publicado: periódico Appetite, onde duas pesquisadoras observaram a relação entre o consumo de alimentos saudáveis e o hábito de ingerir água ou bebidas com açúcar (refrigerantes) em adultos e crianças.


Resultado:


Adultos comem mais alimentos calóricos do que vegetais quando bebem refrigerante; e crianças comem mais vegetais quando bebem água do que quando bebem refrigerante.



Aqui em casa o consumo de refrigerante é mínimo, só compro quanto temos visitas, e mesmo assim gosto de oferecer suco como segunda opção. Isso funciona, em parte, porque nem eu, nem meu marido gostarmos muito de refrigerantes. Como resultado a minha filha não gosta de refrigerantes! Nunca proibi de experimentar, em festas onde os refrigerantes são servidos eu pergunto se ela quer, mas a resposta é sempre a mesma: "Quero água!".


E tomamos só água? Não, na verdade o que temos quase todos os dias é uma boa, fácil e saudável LIMONADA! Espremer um limão em um jarra de água é tão fácil quanto fazer um suco de pacotinho (eca!) ou abrir um refrigerante. Outra opção é um suco de uva natural, daqueles que são comprados de produtores locais, ricos em flavonóides e onde só precisamos diluir em água e adoçar (caso queira, eu prefiro sem açúcar!).


Outra opção muito boa, mas infelizmente ainda um pouco cara, é a água de coco. Essa é a bebida preferida da minha filhota durante as refeições, bebe inclusive no café da manhã! Eu queria tanto que ela gostasse de café com leite, que, ao contrário do que muitos acreditam, faz muito bem para as crianças em pequenas quantidades (até duas xícaras por dia), mas não... água de coco!


Devemos sempre lembrar que as crianças acabam adquirindo os hábitos dos pais. Quando os pais vivem a base de Coca-cola, mais cedo ou mais tarde os filhos vão adquirir esse hábito. Quando não gostamos de experimentar novos sabores... não podemos esperar que os nossos filhos o façam! Vale muito a pena modificar alguns hábitos em prol da saúde dos nossos filhotinhos!


Até a próxima!


Beijos


Ana

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dicas saudáveis





       


Qual o remedinho perfeito para as crianças ou mesmo para os adultos quando o intestino está um pouco preguiçoso? Cada um tem uma dica, um segredo e um toque. Sempre é bom também tomar cuidado, mas uma coisa é certa: o natural sempre funciona, é mais barato e eficaz! Vamos ver?





               


Por causa de um intestino preguiçoso e com inúmeros cuidados, rebolei bastante até colocar em perfeito funcionamento a barriguinha da minha filhota! Logo que conversei com a pediatra e com a nefropediatra (especialista em problemas nos rins - infantil), começamos com um laxante natural; doses diárias podendo ser aumentandas ou diminuidas conforme funcionamento. Aí vieram as dicas, primeiro da avó: laranja com mamão; depois da minha amiga de Americana-SP laranja com cenoura; por último a pediatra atual e a homeopata: AVEIA, uma colher de sopa nas refeições principais, ameixa, mamão e muita VITAMINA C. Deu certo, hoje algumas frutas são essenciais para o bom funcionamento, nada de remédios, somente a utilização dos alimentos mais adequados e potentes na hora certa. Segue a dica:

- 1/4 de mamão (prefiro papaia) com duas laranjas peras - pode acrescentar água só para dar mais volume; liquidificador e adoce a gosto;


- bata 1/4 de mamão com 7 morangos, 3/4 de copo com aguá; ou 1 rodela de abacaxi;


- limonada suíça.

Se precisar de um  lachante mais rápido bata uma ameixa, pode ser a seca, com 1/4 de água, coe e beba sem adoçar, certeza da eficiência.

Conforme orientação a vitamina C é um aliado constante no organismo humano, ela controla os índices de acidez e bactérias. Quando estamos adoecendo ou com resfriados, por isso o médico indica sucos de vitamina C, para naturalmente imunizarmos nosso corpo.

Outra dica importante aqui é orientar quanto a vitamina C, podemos solicitar ao pediatra que indique dose para melhorar a imunidade das crianças, principalmente nas épocas de inverno tão secos e cheios de viroses, mas é importante observar que os próprios médicos informam que não se deve tomar dentro de um ano doses de vitamina C por mais de 3 meses, as consequencias são acumulos de cristais que podem surgir em quadros de calculos renais. Por isso fique atento, pois tudo em excesso é prejudicial a saúde!

Fica mais uma dica: experimentar o que é saudável, sem contra-indicação!

Beijos

Neide