Sumi! Culpa das correrias!!!
Mas como não consigo ficar muito tempo longe de vocês... assim que li essa reportagem resolvi comentar aqui no blog:
O que bebemos durante as refeições determina a opção por alimentos saudáveis.
Essa reportagem saiu na revista Veja, mas indica também a revista onde o artigo originalmente foi publicado: periódico Appetite, onde duas pesquisadoras observaram a relação entre o consumo de alimentos saudáveis e o hábito de ingerir água ou bebidas com açúcar (refrigerantes) em adultos e crianças.
Resultado:
Adultos comem mais alimentos calóricos do que vegetais quando bebem refrigerante; e crianças comem mais vegetais quando bebem água do que quando bebem refrigerante.
Aqui em casa o consumo de refrigerante é mínimo, só compro quanto temos visitas, e mesmo assim gosto de oferecer suco como segunda opção. Isso funciona, em parte, porque nem eu, nem meu marido gostarmos muito de refrigerantes. Como resultado a minha filha não gosta de refrigerantes! Nunca proibi de experimentar, em festas onde os refrigerantes são servidos eu pergunto se ela quer, mas a resposta é sempre a mesma: "Quero água!".
E tomamos só água? Não, na verdade o que temos quase todos os dias é uma boa, fácil e saudável LIMONADA! Espremer um limão em um jarra de água é tão fácil quanto fazer um suco de pacotinho (eca!) ou abrir um refrigerante. Outra opção é um suco de uva natural, daqueles que são comprados de produtores locais, ricos em flavonóides e onde só precisamos diluir em água e adoçar (caso queira, eu prefiro sem açúcar!).
Outra opção muito boa, mas infelizmente ainda um pouco cara, é a água de coco. Essa é a bebida preferida da minha filhota durante as refeições, bebe inclusive no café da manhã! Eu queria tanto que ela gostasse de café com leite, que, ao contrário do que muitos acreditam, faz muito bem para as crianças em pequenas quantidades (até duas xícaras por dia), mas não... água de coco!
Devemos sempre lembrar que as crianças acabam adquirindo os hábitos dos pais. Quando os pais vivem a base de Coca-cola, mais cedo ou mais tarde os filhos vão adquirir esse hábito. Quando não gostamos de experimentar novos sabores... não podemos esperar que os nossos filhos o façam! Vale muito a pena modificar alguns hábitos em prol da saúde dos nossos filhotinhos!
Até a próxima!
Beijos
Ana