sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os novos papais... e o que aprender com eles!

Pode parecer estranho, mas, mesmo com o dia das mães chegando por aí, eu resolvi escrever sobre os pais! Talvez seja porque hoje estamos vendo surgir uma geração de pais muito mais presente na vida dos filhos, alguns até assumindo o papel de pai-mãe!
Fica aí então a minha homenagens a esses super papais!






Mês passado o iG publicou uma matéria muito legal chamada: Seis atitudes que as mães podem aprender com os pais
Vale a pena ler a matéria inteira, inclusive tem alguns links para sites muito bacanas de papais blogueiros. Tem um que se chama Diário Grávido, esse eu passei para o meu marido (que eu considero um super paizão!) ler.


Mas voltando para as 6 atitudes que podemos aprender com os papai:


1. Deixar os filhos se arriscarem
2. Embarcar mais nas brincadeiras com as crianças
3. Não ter tantas expectativas
4. Dar menos importância para as coisas pequenas
5. Ser mais firme
6. Ser mais paciente


Levando em consideração como são as coisas aqui em casa, eu tenho que concordar com quase todas as atitudes citadas na matéria. Digo quase todas porque aqui em casa o papai é mais super-protetor e tem mais medo de que a Luiza se machuque do que a mamãe!


Mas isso também me fez pensar em como os pais estão assumindo papéis cada vez mais importantes nos cuidados e educação dos filhos. Foi-se o tempo em que as mães eram as detentoras supremas dos conhecimentos básicos sobre como cuidar de uma criança, hoje os pais trocam fralda, alimentam, dão banho, colocam para dormir... Inclusive eles estão lendo mais sobre educação dos filhos e participando mais na escola e vida social das crianças. 


Os pais tem uma maneira diferente de lidar com os filhos, mas não por isso, menos correta. Acho sim que temos muito a aprender com essa nova geração pais!






Beijos e até a próxima


Ana

Para rir um pouco

Encontrei umas figuras na internet sobre o que fazer e o que não fazer com bebês.


Vou postar aqui para rirmos um pouco, ou até para alertar alguns pais de primeira viagem! rs!


Brincadeira divertida para bebês:



Ri muito com essa. Trocando a fralda (limpando o bebê):



Acordando o bebê:



Transporte seguro:



Exercícios para os bebês:



Brincando com o bebê:



Massageando o bebê:



Tênis sujo (nem limpo) não, por favor!!!! Ajudando o bebê quando está nascendo o dentinho:



Acalmando o bebê:



Fazendo o bebê sorrir:



Testando a temperatura do leitinho:




Espero que tenham se divertido... ou aprendido! rs!


Beijos e até a próxima


Ana

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bolo de chocolate de caneca (xícara)

A pedidos, estou enviando um receitinha de bolo de chocolate. Vou postar essa de bolo de xícara e em uma outra oportunidade escrevo a receita uma boa e velha nega maluca.


Esse bolo é muito fácil e muito legal para fazer com as crianças... pena que eu não fotografei a Luiza fazendo!!!
Você bate o bolo na própria xícara e serve quentinho com calda de chocolate ou sorvete ou castanhas ou o que sua imaginação mandar! É bom servir quentinho porque, como é feito no microondas, não fica tão macio depois de frio.





Ingredientes

1 ovo
4 colheres de leite
3 colheres de óleo
2 colheres (rasas) de chocolate em pó (eu gosto de usar cacau em pó e não achocolatado)
4 colheres (rasas) de açúcar
4 colheres (rasas) de farinha
1 colherinha de fermento em pó

Modo de fazer

Coloque o ovo na xícara e bata com o garfo. 
Acrescente o leite, o óleo, o chocolate, o açúcar e a farinha incorporando delicadamente.
Por último coloque o fermento em pó.
Fica um pouco mais mole do que massa de bolo convencional, mas não coloque mais farinha para não ficar duro.
Assar em microondas por 3 minutos.

* A xícara deve ser de, no mínimo, 300 mL, senão o bolo derrama... a primeira vez que eu fiz o bolo derramou!!! Mas tudo bem, ficou bom assim mesmo!
Então agora eu faço uma receita e coloco em duas xícaras de 250 mL.

Faço uma calda de brigadeiro mole para colocar por cima e também um pouco em volta do bolinho, no prato (pode ser também cobertura de nega maluca)... aí a bagunça fica completa!


Brigadeiro Mole: 
1 colher de sopa de manteiga, 1 lata de leite condensado, 3 colheres de sopa (cheias) de cacau em pó (pode ser achocolatado). Colocar tudo em uma panela e mexer sempre até engrossar um pouco, não deixar no ponto de desgrudar da panela.

A Luiza enfeita os bolinhos com granulado colorido ou outros confeitos. 
A receita é muito rápida (3 minutos para assar), então não temos o problema da falta de paciência até assar!!!


Beijos e até a próxima


Ana

Sopa de Feijão Branco

Vai o prato do dia: sopa de feijão branco!
Já falamos que o feijão branco tem a mesma qualidade da nossa Tão amada AVEIA, né?, então como boa mãe e dona do Lar, resolvi fazer a nossa sopa para dias de frio de Feijão Branco, segue a dica:


Ingredientes:

1 1/2 colher de azeite
1/2 - cebola bem picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colher de pimentão (preferencia de cada um: verde, amarelo ou vermelho)
1 xicará de Feijão Branco cozido e triturado no liquidificador (não precisa coar) com a mesma medida de água
1 batata grande cortada em cubinhos
1 cenoura media cortada em cubinhos
3 batatas salsa (mandioquinha) medias cortada em cubinhos
1 folha de verdura da preferencia (pode ser até alface)
1 tablete de caldo de legumes (este não tem corantes)
1 sache de tempero pronto sabor aves e legumes (este não tem corantes)
1 1/2 xícara de macarrão (eu uso o natural sem corante chamado gran duro, tem varias marcas no supermercado com preços populares)

Em uma panela de pressão, coloque a sequencia acima dos ingredientes da receita, quando dourar os temperos, acrescente o feijão triturado, deixe levantar cozimento. Junte os temperos, depois os legumes e prove o sal, acrescente o macarrão e por último a folha rascadinha de verdura. Feche a panela e deixe cozinhar a pressão por 5 minutos. Pronto só servir!


A minha filhota adora a sopa, consigo fazer estas sopinhas desde que ela era bebê com o mesmo carinho da Vó Julia, é claro, a da VÓ ainda ganha! rs!

Beijos 


Neide

ORAÇÃO DE MÃE

Sua finalidade é a mesma, seja qual for sua religião, trazer conforto, paciência e alívio: A ORAÇÃO!


                         

A cada dia aprendemos um pouco, a cada momento descobrimos que devemos e podemos mudar! As vezes muito necessário, as vezes um pequeno ponto! Sim, assim é a vida de Mãe, os filhos crescem e nós também!
Orar é uma ótima maneira de refletir sobre estarmos agindo certo ou errado; se estamos devagar ou rápido; se estamos no presentes ou futuristas demais! Cada oração tem seu equilíbrio, tem sua meditação e sua paz! Gosto particularmente de orar para agradecer as muitas graças e milagres que acontece ao meu redor, quantas e quantas vezes olho minha família e reflito sobre minha vida, se estou vivendo bem!

                           

Gosto de rezar para o Anjo da guarda de minha filhota e percebo em meu coração um alívio e conforto divino ao pedir a presença divina em minha vida! Para as mães de modo geral: orem sim, rezar também faz parte, mas a oração é do que o seu coração estiver cheio naquele momento e do que você mais precisar, seja agradecer ou pedir!

Pedir milagres, graças e auxílio só nos torna humanos e fraternos, precisamos de apoio e é quando abrimos o coração para novas experiências!

Livros de alta ajuda são bons para certos momentos de revelação e meditação, e isso quero agradecer a uma amiga que fiz a poucos anos, quando morei em Americana-SP, nossas conversas e trocas de informações foram muitos importantes para melhorar nossas vidas. Hoje leio e gosto desses assuntos que só ilumina a mente, deixando-a limpa e branda para o dia a dia!

                              


O poder da oração é gigantesco, a conexão espiritual é de um amor tão imenso que sentimos o conforto em nosso coracão! Troquem experiências e orações, troquem provas de amor e fraternidade, vamos trocar paz e união

                             

Beijos 


Neide

domingo, 15 de abril de 2012

Pipoca

Eu adoro pipoca! Fico completamente compulsiva quando como!!! Não consigo parar e no final ainda fico mordendo os milhinhos que não estouraram!!!




A Luiza também é louca por pipoca, acredito que como quase toda criança! Eu, pessoalmente, não conheço nenhuma que não goste.
Mas, apesar de saber que a pipoca é um alimento rico em fibras, desde criança aprendi a classificar a pipoca na categoria dos alimentos "porcarias", liberada somente às vezes!




Porém, a algumas semanas eu li um artigo na Veja, e depois disso estou reconsiderando o valor da boa e velha pipoquinha e deixando ela ter uma participação maior na nossa alimentação. Segue o link: Pipoca tem mais antioxidante que frutas e vegetais.
Claro que devemos ter cuidado com esses alimentos que em um dia são vilões e no dia seguinte heróis. Mas se prestarmos atenção, já a algum tempo a pipoca vem sendo redimida, o problema são as gorduras e a grande quantidade de sal utilizada em sua preparação.
Pensando nisso, e também porque estou fazendo uma dietinha! rs!, resolvi buscar uma maneira de fazer a dita cuja sem gordura. Depois de uma breve pesquisa no bom e velho Google, cheguei em uma receita da Ana Maria Braga que resolvi testar. Vai aí o link da Ana Maria: Aprenda a fazer pipoca sem óleo. Nesse vídeo ela ensina a fazer pipoca salgada e pipoca doce, usando somente água! Isso mesmo: água!!! Não vou descrever a receita porque o vídeo está bem explicativo, mas vou dar algumas dicas e contar as modificações que eu fiz.
No começo, obviamente, duvidei! Mas resolvi testar a salgada, não gosto muito de pipoca doce, e como já disse anteriormente, estou em dieta! Qualquer dia eu testo a doce para a Luiza.
Meninas (como diz a Ana Maria!)! Não é que funciona!!!! E fica muito gostosa.




No vídeo a Ana Maria passa as quantidades certinhas para colocar na bowl, e também o tempo exato para deixar no microondas. Na primeira vez que eu fiz, tenho que admitir que já fiz várias vezes!!!, segui tudo direitinho, mas descobri o óbvio: o tempo do meu microondas é diferente do dela! Então é só seguir aquela técnica que utilizamos quando fazemos pipoca de microondas: quando parar de estourar ou ficar alguns segundos entre um poc e outro, desligar.
Também, desde a primeira vez, fiz uma pequena alteração. Eu não quis usar o rolopac para fechar a bowl porque tem muito ftalato, e como já comentei aqui no blog (Arsênico, bisfenol A, ftalatos... cuidado com o que estamos colocando na alimentação) os ftalatos podem ser prejudiciais à saúde, principalmente dos pequenos, que estão com o sistema endócrino ainda em amadurecimento. As gestantes tem que ter cuidado ainda maior com os ftalatos.
Então utilizei aquela tampa de plástico própria para microondas.





Agora que já estou "experiente" na dita pipoca, também já fiz algumas outras adaptações e nem meço mais as quantidades, uso o bom e velho "olhometro". E para as mamães que também andam por aí contando calorias, ou pontos como no meu caso, uma boa notícia: a porção de 25 gr (eu peso o milho antes de estourar) parece pequena, mas depois de pronta rende um tanto suficiente para controlar a minha compulsão por pipoca e tem calorias (ou pontos! rs!) suficientes para um bom lanchinho da tarde, sem colocar a dieta a perder!!!
Também é uma boa opção para crianças que estão acima do peso, ou com restrição de gordura na alimentação. Além de ser um alimento rico em fibras e antioxidantes, as crianças adoram e não chegam a perceber que a pipoca está sendo feita de maneira diferente. 
Outras vantagens: é mais barata que a pipoca de microondas light convencional (e que a não light também) e a Luiza não notou diferença nenhuma! 






Experimentem!


Beijos


Ana

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dica Legal - Manteiga



                                          


Fonte de vitaminas A, D e  E, ela é menos prejudicial para a saúde do que a margarina. Mesmo assim não abuse, pois o excesso de gordura saturada engorda. Mas veja as dicas legais para usá-la na cozinha!


Tirar cheiro de peixe: o odor que o pescado deixa nas mãos pode ser tirado com manteiga. Uma colher de chá massagendo bem as mãos. Depois use água morna e sabão;


Fatia perfeita: espalhe a manteiga no fio da faca e corte o bolo, a torta bem retinha. O truque vale para aqueles recheios mais pegajosos que se desfazem na hora do corte;


Queijo sempre fresco: passe uma camada fininha de, manteiga nas partes cortadas do queijo antes de guardar na geladeira. Uma película isola a umidade e o frescor do alimento por mais tempo e evita mofo;


Cutículas macias: massageie um pouquinho de manteiga na pele ao redor das unhas, ela funciona como emoliente e amolece mais fáceis as cuticulas.


Pesquisa: Revista Maxima / Setembro de 2010.


Segue a dica: eu uso sempre a manteiga pois minha filhota não pode comer o corante das margarinas, mas fiquem de olho, EXISTEM MANTEIGAS COM CORANTE, então leiam os rótulos como eu faço.


Beijos


 Neide

Pão caseiro

Olá meninas,


Tem coisa mais gostosa do que cheirinho de pão fresquinho invadindo a casa?



E colocar a mão na massa... TERAPIA!!! Adoro! 
Toda criança também ama mexer com massa de pão.
Mas eu nunca fui muito boa com pães e também sou um tanto quanto preguiçosa para aprender a fazer!
Porém um dia, de tanto a Luiza pedir para fazer pão (a vovó de alguns amiguinhos faz pão com eles) resolvi tentar fazer um pão de preguiçoso. E não é que deu certo!
Já fiz duas vezes!!! Na última tirei algumas fotos e resolvi postar aqui para vocês, caso alguém também queira tentar o "pão de preguiçoso".

Andando pelo mercado me deparei com um pacotinho: mistura para pão integral. Resolvi experimentar:



E não precisa ser dessa marca, já usei de outra (Ofélia) e também deu certo.
Agora é só colocar a mão na massa:


Colocar a mistura pronta em uma bacia:



Juntar o fermento biológico seco:



Eu usei dessa marca porque eu já tinha em casa de quando eu fiz o pão Ofélia:


Colocar um copo de água:



Misturar:



Sovar até formar uma massa homogênea:



Para dar um charminho a mais eu coloquei sementinhas de girassol...



... de gergelim...



... e de linhaça:



Thã-nã!!! Mais fácil impossível, vejam que bolinha linda. Tem que deixar descansando um tempo (acho que meia hora, não me lembro, mas vem nas intruções) coberto com um pano.



 Agora vem a parte divertida: fazer o que quiser com essa massa. Vejam a Luiza (de pijamas!!!) fazendo um caracol com a massa:




E uma flor:

E um rádio (?!?):

Esses são os meus pãezinhos:



E percebam que a bagunça nem foi tão grande:




Depois de "modelados", deixar crescer até dobrar de volume e assar até ficar douradinho:




A minha filhota está na fase do pão bisnaguinha com nutella. Todo dia o dito pão bisnaguinha! Com essa receita consigo que ela coma pão integral cheio de grãozinhos e ainda ouço: "É o melhor pão do mundo!".
E, tenho que admitir, essa receita não é melhor do que o pão multigrãos que eu compro na panificadora aqui perto de casa, mas esse ela nem quer experimentar. Já os pãezinhos que ela ajuda a preparar terminam voando!
E voltando ao que eu disse lá no início... o cheirinho na casa é muito bom!!! Impossível resistir!


Beijos e até a próxima!


Ana

Conversa Infantil

Deixar fluir a conversa é O SEGREDO! 
Mamães falentes como EU: controlem a curiosidade e deixem eles falarem. As crianças falam, e falam muito, é só observar!
Minha filhinha é um doce, inteligente, raciocionio rápido, porém é reservada! Puxou ao Pai! ri,ri... Bom, o fato é que eu fico muito curiosa para saber sobre a sua rotina na escola, onde passa um período grande de seu dia longe de mim! Pelo fato de ser reservada não comenta quase nada de seu dia, e eu insistia no assunto, perguntando e chateando muito ela... Aí descobri o segredo através de uma mãe e avó: O SEGREDO É NÃO PERGUNTAR!
Quando ela lembra de cenas interessantes do dia e comenta comigo, eu logo me prontifico a dar atenção e pergunto bem pouquinho, sem interromper só para dar continuidade. DEU CERTO!




Quem estava errada era eu. Mudar é necessário e melhorar faz toda a diferente. Finjam que não escutam as conversas deles entre os amiguinhos, não demostrem atenção soberana, o fato é que reprimimos a criança, bloqueamos o raciocínio de criar o relato de seu dia a dia.
As conversar entre as crianças já são bem interessantes na idade escolar, falam entre eles sobre viagem, lugares que conheceram, parentes, mascotes, brinquedos, da casa e até mesmo de nós: pais e mães!
Esta semana minha filhote já agendou uma brincadeira com a amiguinha de sala, marcando até o dia! Que maturidade! E disse ainda: 'MARQUEI COM MINHA AMIGA NO SÁBADO!". Como já falei anteriormente ela tem 5 anos!



Caso queiram mais dicas, é interessante falar com a professora da criança porque ela está com eles durante o horário escolar, a famosa "reunião de pais" dá altas dicas de comportamento para as mães e pais. Experiência própria, estou aprendendo com minha filha a cada dia!


 Neide