Estava deitada me batendo na cama, sem conseguir dormir, em pleno domingo de carnaval! Resolvi levantar e ler algumas notícias quando me deparei com a seguinte manchete: "Estudo encontra arsênico em fórmulas infantis e barras de cereais orgânicas vendidas nos EUA". Segue o link do uol notícias: CLIQUE AQUI
Vejam bem, arsênico em produtos orgânicos nos EUA! Nessas horas eu fico pensando: e nós, o que andamos comendo e dando para nossos filhos!!! Está na hora de refazer minha hortinha!!! Já algum tempo eu ando trocando os produtos industrializados pelo bom e velho "feito em casa". As feministas que me perdoem, mas nós, as mães e esposas, somos responsáveis pelo que nossa família come e acredito que devemos nos informar mais e fazer o melhor possível para trazer uma alimentação mais saudável.
Não estou dizendo que nossos filhos NUNCA possam comer produtos industrializados, até porque não acredito em radicalismo e tudo o que é proibido fica mais gostoso! Mas é a rotina, é o que comemos no dia a dia que faz a diferença.
Já ouvi muito: você é exagerada, todo mundo come e nunca fez mal. O problema é que somos expostos diariamente a muitas substâncias químicas novas, algumas ainda não testadas o suficiente para conhecermos os seus efeitos a longo prazo.
No tempo dos nossos avós, por exemplo, não se usava plástico. Inclusive muitos de nós tivemos mamadeiras de vidro! Algumas gerações depois da introdução do plástico em larga escala estamos vendo os problemas da utilização de diversos plastificantes na saúde, principalmente dos bebês.
No Brasil o problema começou a ser discutido muito tempo depois da Europa e EUA, mas finalmente no ano passado a ANVISA resolveu proibir o uso de bisfenol A em mamadeiras. Para quem quiser saber um pouquinho mais: CLIQUE AQUI
Mas além do bisfenol A, temos os ftalatos, onde estudos em animais mostram alterações em filhotes, principalmente machos, expostos durante a gestação.
Então meninas: nada de esquentar comidinha em plástico no microondas durante a gravidez!!! E procurem mamadeiras livres de ftalatos para os bebês recém-nascidos, já existem várias marcas que colocam no rótulo: ftalatos free! Mordedores, pratinhos, copinhos também! Vale a pena se informar sobre o assunto.
Beijos e bom carnaval!
Ana
Nenhum comentário:
Postar um comentário