Mamães falentes como EU: controlem a curiosidade e deixem eles falarem. As crianças falam, e falam muito, é só observar!
Minha filhinha é um doce, inteligente, raciocionio rápido, porém é reservada! Puxou ao Pai! ri,ri... Bom, o fato é que eu fico muito curiosa para saber sobre a sua rotina na escola, onde passa um período grande de seu dia longe de mim! Pelo fato de ser reservada não comenta quase nada de seu dia, e eu insistia no assunto, perguntando e chateando muito ela... Aí descobri o segredo através de uma mãe e avó: O SEGREDO É NÃO PERGUNTAR!
Quando ela lembra de cenas interessantes do dia e comenta comigo, eu logo me prontifico a dar atenção e pergunto bem pouquinho, sem interromper só para dar continuidade. DEU CERTO!
Quem estava errada era eu. Mudar é necessário e melhorar faz toda a diferente. Finjam que não escutam as conversas deles entre os amiguinhos, não demostrem atenção soberana, o fato é que reprimimos a criança, bloqueamos o raciocínio de criar o relato de seu dia a dia.
As conversar entre as crianças já são bem interessantes na idade escolar, falam entre eles sobre viagem, lugares que conheceram, parentes, mascotes, brinquedos, da casa e até mesmo de nós: pais e mães!
Esta semana minha filhote já agendou uma brincadeira com a amiguinha de sala, marcando até o dia! Que maturidade! E disse ainda: 'MARQUEI COM MINHA AMIGA NO SÁBADO!". Como já falei anteriormente ela tem 5 anos!
Caso queiram mais dicas, é interessante falar com a professora da criança porque ela está com eles durante o horário escolar, a famosa "reunião de pais" dá altas dicas de comportamento para as mães e pais. Experiência própria, estou aprendendo com minha filha a cada dia!
Neide
Nenhum comentário:
Postar um comentário